segunda-feira, 31 de agosto de 2009

COMO LIDAR COM O DESRESPEITO DAS PESSOAS HOSTIS



Existem muitos tipos, formas e variações de falta de respeito. Quando você sai do seu espaço e invade – no sentido de agressão, intromissão – o espaço do outro, está desrespeitando seu próximo. Um fumante que fuma em local público está invadindo o pulmão dos outros com a fumaça de seu cigarro. Um colega de trabalho que tira proveito das situações que te deixam em desvantagem para ele subir na carreira. Um virus que consome todos os recursos de seu hospedeiro, consumindo toda a matéria prima oferecida sem responsabilidade ou degradando o meio ambiente.

A repressão não é a maneira mais adequada de se lapidar. Vivemos em constante falta de respeito com nós mesmos. Precisamos aprender a respeitar nosso organismo, nossas vontades e necessidades. Quando um sentimento é reprimido, ele fica armazenado, ele não é trabalhado. O que provavelmente vai acontecer é que uma hora a pressão vai estar tão grande e o sentimento reprimido vem à tona de forma violenta e descontrolada.É muito fácil quando você atropela os sentimentos de alguém, mas o simples fato de você se imaginar naquela situação já mudaria totalmente seu corportamento.

Vejo um círculo vicioso nessa questão que funcionaria mais ou menos assim:

1. Alguém nos desrespeita.

2. Nos sentimos lesados e acreditamos que temos o direito de revidar.

Então desrespeitamos o outro.

Como nos portamos com falta de respeito para com o próximo, acabamos achando, lá no fundo, que não somos “tão bacanas” assim. E se não somos bacanas, não merecemos ser tratados como tal... Assim, quando alguém falta com o respeito conosco, aceitamos, como se fosse uma justa punição por nossa própria atitude de descomprometimento. E começa tudo de novo...

Me parece que para sair disso precisamos fazer uma escolha difícil. Precisamos resgatar nossa auto-estima agindo de maneira que nos sintamos orgulhosos de quem somos. Precisamos agir de maneira tão respeitosa que, lá no fundo de nossa alma, um letreiro gigante comece a emanar uma nova frase, em um neon pink “supermega brilhante”:

“Eu sou bacana e mereço ser respeitado!”

Hoje em dia vive-se uma tremenda contenda entre os seres humanos, entre as diversas classes sociais, em todos os sentidos, e em todos os lugares, tais como: nas escolas, nas ruas, no trabalho, com a vizinhança, no próprio lar entre os pais, pais e filhos, irmãos entre si, tios entre si, e entre os demais. Enfim, falta respeito entre as pessoas, animais, e até mesmo vegetais. E por falar em vegetais, alguém pode perguntar, por que nos vegetais? O bem também existe entre eles que não conhecem como se processa; entretanto, aqui está se colocando pelo lado do ser pensante sobre os vegetais, com as derrubadas das matas, e o uso de tóxicos que maltratam estas que não agüentam tal coisa. Neste sentido, é que, se vê o ecossistema definhar a cada dia, dado que o homem não sabe dosar os dispositivos de seu trabalho para o equilíbrio de todos.

Os desrespeitos que existem são muitos, e é preciso que as pessoas se conscientizem, de sua participação na sociedade, quando deixam as ruas sujas com cascas de frutas, que fazem as pessoas caírem com prejuízos, muitas vezes irreparáveis que ficarão para o resto da vida. O mau comportamento das pessoas para com as outras, constitui um desrespeito que se inicia no lar, quando os pais não têm educação suficiente para mostrarem aos seus filhos, um bom proceder, a prática do respeito mútuo, a ajuda uns para com os outros, e a compreensão que se têm que ter para a união de todos. As brigas no lar são constantes, começa entre os pais que servem de exemplo para os filhos que participam da sua primeira escola em seu aprendizado, pondo em prática com muita veemência, nos seus relacionamentos entre si, e com os colegas de fora do lar.

No contexto familiar, os pais têm o objetivo de proporcionar as primeiras lições de vida, os primeiros ensinamentos de comportamento, de relacionamento de uns para com os outros, e é nesta hora, que entra a educação doméstica, para que o respeito mútuo seja posto em prática; caso contrário, o que se vê com constância é o desrespeito mútuo. Os ensinamentos do lar transferem-se às ruas, surgem as delinqüências sociais, e aparece a patologia, própria de um sistema desigual, de desequilíbrio, e desrespeito pondo em prática, índoles de vidas passadas com muita força e descontrole. Os insultos de ruas, uns contra os demais é uma prova dos desrespeitos que existem entre as pessoas que não compreendem o caminho do amor, o entendimento da felicidade, e o sentir os graus de evolução de todos os seres viventes.

A docilidade da pessoa, a compreensão do ser humano, e muitas outras formas de vivência, daquele que se encontra praticando o bem, define o estágio evolutivo daquele ser. Não se pode dizer que aquele ser é evoluído, sublimado, mas, que é um exemplo que deve ser seguido, provavelmente ele conseguiu algum grau na sua escala de evolução, rumo a sua perfeição, não necessitando ser louvado, nem santificado, porém, seguido em toda a sua plenitude de conhecimento do bem, e do amor. O contrário, é o que se vê e sente em todos os lados, como a arrogância, o orgulho, a inveja, o ciúme, a ganância, e algumas outras maledicências, como predominância no dia a dia das pessoas, conseqüentemente, o desrespeito é o que impera na mente daqueles que não conhecem o caminho do bem, não tiveram educação doméstica para implantação do respeito mútuo.

A falta de respeito mútuo, leva o ser humano a viver em constante briga consigo próprio inicialmente, transferindo aos mais próximos a sua ira, a sua raiva, e o seu ódio, pois, após a família, os vizinhos, são atacados, e respondem com a mesma pedra, tendo em vista que o desrespeito também habita o seu interior. O que se observa no dia a dia das pessoas é que as intrigas são a tônica maior, considerando-se que a compreensão não bateu a sua porta com a devida veemência para ficar, já que não encontrou guarida naqueles que se locupletavam na maldade e no desrespeito mútuo. Não é preciso que o cidadão espere que os outros melhorem, entretanto, é fundamental que cada um compreenda a respeitar o seu próximo, com a força maior de quem já entende a situação de cada um que se apresenta com a sua ignorância do bem e dos circundantes.

A compreensão é muitas vezes denominada de covardia, medo e, sobretudo, tremor, cuja verdade, depara-se com aqueles que sabem, ou entendem a pequenez dos irmãos ignorantes do bem, pois, a sabedoria se manifesta naqueles que buscam em si mesmos a causa primeira das coisas. Aceitar aqueles que atiram pedras em qualquer um que passa a sua frente, tal qual ele é, em sua ignorância do bem, esperando que ele possa compreender mais cedo, ou mais tarde, e vá entender que não é com violência que se combate a violência, é coisa muito difícil. A violência é combatida com a implantação da bondade, da resignação e da humildade, por saber das deficiências dos outros, tentando plantar as sementes da compreensão naqueles que alimentam o orgulho e a vaidade, como símbolo de glória e engrandecimento, onde tudo isto é ignorância, e nada mais.

O princípio do respeito mútuo, dá-se pelo respeito uns para com os outros, pois, aqueles que sabem de algo impõem suas idéias na pressuposição de que os demais não sabem, cuja verdade não procede, tendo em vista que pode ter alguém que saiba mais do que ele, e se a inferioridade predominar terminarão em uma briga feroz. O mesmo acontece quando o caso for o contrário, isto é, alguns irmãos têm poucas instruções, conhecem um pouquinho e querem discutir com quem sabe; porém, a imposição do menor sem a compreensão do maior, passa pelo mesmo caminho da falta de humildade, de simplicidade, e de compreensão da vida.

Pelo que foi visto, o desrespeito se apresenta neste planeta de diversas maneiras, tanto no mundo dos encarnados, como no dos desencarnados, porque a vida é a mesma, tais como: as desigualdades entre ricos e pobres, entre pretos e brancos, entre sociedade e marginais, e muitas outras formas de desrespeito mútuo. O respeito mútuo se dá justamente quando essas barreiras forem eliminadas, não houver diferenças .

O respeito mútuo elimina a competição, que nada mais é do que uma guerra para sobreviver, mas, ninguém sobreviverá, tendo como metodologia os conflitos, a força física, armas bélicas naturais, ou nucleares, e a arrogância de querer dominar tudo. O respeito mútuo é sentir que todos precisam uns dos outros, nas suas fraquezas, nos seus sucessos

4 comentários:

  1. Faz muito tempo que eu procuro pela internet alguma coisa que fale sobre o desrespeito e este texto creio que analisou muito bem, esta questão.

    Parabéns!

    É claro com muito respeito!

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Raciocínio muito válido , muito produtivo , obrigado por repartir conosco .

    ResponderExcluir
  3. Acredito que todos merecem respeito, e a base da educaçao, o primeiro passo pra ter uma sociedade mais tolerante com as diferenças de cada um.

    ResponderExcluir
  4. Nós só podemos dar o que temos, ao atacar o outro como forma de defesa mostra que estamos fazendo com o outro o que não queremos para nós, o que nos faz tão igual ao primeiro a ofender. As vezes algumas pessoas nos atacam com ofensas para que possamos sair do nosso estado de calma e assim nos julgar como eles são ou até mesmo mais errado do que eles, podendo sair assim como vítimas da situação.
    Obrigada pelo texto tão enriquecedor e forte.

    ResponderExcluir